CAM e CQM– CERTIDÃO de APTIDÃO para MOTORISTA

motorista

CAM e CQM– CERTIDÃO de APTIDÃO para MOTORISTA

Para o exercício da atividade de motorista de veículos pesados de mercadorias e de passageiros, para além da respetiva carta de condução, é obrigatória a Carta de Qualificação de Motorista (CQM), que depende da obtenção de um CAM – Certidão de Aptidão para Motorista.

O CAM e a CQM devem ser adquiridos, sob pena de coima aplicável de €1.000,00 a €3.000,00.

DESTINATÁRIOS
Indivíduos de ambos os sexos, de reconhecida idoneidade e aptidão física e psicológica, que sejam titulares de carta de condução válida para veículos das categorias das categorias C e C+E e subcategorias C1 e C1+E, ou seja, para motoristas de veículos de mercadorias.

OBJETIVO GERAL
Com o desenvolvimento do curso de Formação Contínua de Motoristas de Veículos Pesados de Mercadorias pretende-se preparar os profissionais que atuam neste segmento de mercado segundo os requisitos definidos pela Lei n.º126/2009. Este novo sistema de qualificação visa melhorar as condições de segurança numa dupla perspetiva, incidindo quer sobre a segurança rodoviária, quer sobre a segurança dos próprios motoristas.
Esta formação é comprovada através do certificado de aptidão para motorista (CAM), indispensável para a obtenção da carta de qualificação de motorista.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Como objetivos específicos, pretende-se que no final da ação de formação os formandos sejam capazes de:
Conhecer as características da cadeia cinemática para otimizar a respetiva utilização;
Conhecer as características técnicas e funcionamento dos órgãos de segurança a fim de dominar o veículo, de minimizar o seu desgaste e de prevenir disfuncionamentos.
Saber otimizar o consumo de combustível
Identificar as regras existentes inerentes ao transporte de mercadorias
Desenvolver atitudes favoráveis à segurança do transporte;
Desenvolver competências pessoais e relacionais ao nível do transporte.